OFICINAS & FORMAÇÃO

#MEDIAÇÃO DE LEITURA

“Os bons livros fazem saber como são os humanos e não como deveriam ser”.

Tereza Colomer

Que tal conhecer narrativas que tocam em assuntos considerados difíceis? As mediações propostas pelo Coletivo se dão de forma lúdica, buscando aproximar o livro dos pequenos e grandes leitores, criando momentos afetivos por meio da leitura. O livro para nós é o grande protagonista das histórias, ele é objeto de afeto que aproxima e constrói sentidos. As narrativas selecionadas para essa proposta foram pensadas a partir de uma pesquisa em literatura infantil, considerando o tratamento e originalidade na abordagem dos temas; a qualidade artística, a diversidade de estilos de seus autores e ilustradores, a variedade de linguagens. São livros que provocam perguntas, silêncios, reflexões e uma pluralidade de vozes, sem que caíam no discurso simplista ou moralizante. Ao longo da mediação são propostas brincadeiras, experimentações corporais, intervenções  e múltiplas propostas de estímulo e acesso a leitura.

Duração: 50 minutos

Público: Bebês, crianças, adolescentes e adultos.

#OFICINA BRINCAR DE SER 

A oficina é um convite para crianças e adultos brincarem sem tabus ou preconceitos. Afinal, brinquedos e brincadeiras são para TODAS AS CRIANÇAS, indiferente de ser menino ou menina. O importante é a descoberta, a experiência e a imaginação de ser e de brincar. Partimos do pressuposto de que a criança se constitui, também, através do brincar e, é por meio desta ação lúdica que ela assimila diferentes papeis sociais presentes em nossa cultura. E que cultura é essa que limita as infâncias? Ancorados nos Estudos de Gênero e na Sociologia da Infância propomos atividades lúdicas que permita “transgredir” as limitações e os rótulos impostos na experiência do brincar.  Esta oficina aconteceu no Sesc Ipiranga.

Duração: 60 minutos

Público: Crianças a partir de 3 anos, educadores e pais.

#LABORATÓRIO DE TEATRO

Proposta de oficina que privilegia o intercâmbio de ideias, experimentação e criação coletiva, a partir da linguagem desenvolvida pelo Coletivo durante esses cinco anos. O Coletivo não procura a permanência de ideias e estéticas, pelo contrário, busca movimento através da troca de experiências e da pesquisa em artes cênicas. No conceito de Laboratório não há uma hierarquia de formas cênicas nem predominância de um componente teatral sobre o outro, é possível a subversão e inserção de manifestações espetaculares de toda ordem. Nessa perspectiva os Laboratórios são campos de experimentação que, sem perder de vista as técnicas do fazer teatral, privilegiam a importância do trabalho processual, contínuo, independente e culturalmente diverso das formas de expressão.

Formato:

Duração: 2 horas/cada encontro.

Público: Interessados a partir de 16 anos

 

 

CINE PAPO

Tem como objetivo principal provocar e sensibilizar @s participantes acerca de temas considerados tabu, utilizando a exibição de filmes seguidas de bate papo. Tem como eixo a exibição e discussão de filmes, documentários e outros tipos de vídeos que contribua para a sensibilidade estética e para o exercício da alteridade. O que nos possibilita estabelecer relações, promover encontros e produzir afetos. 

Formato:

Duração: 2 horas

Público: A partir de 14 anos

Esta ação já foi realizada no: CEU Quinta do Sol, CEU Parque São Carlos, CEU Tiquatira, Centro Cultural da Penha, Quilombo de Taipas, Ocupação São João, entre outros.


 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s