OFICINAS & FORMAÇÃO

LABORATÓRIO LÚDICO

# BRINCAR SEM BRINQUEDO

Interessados em estimular a descoberta e experimentação sem rótulos nas infâncias, propomos uma vivência pensada tanto para crianças, como para suas famílias e educadores. Por meio da experiência do brincar buscamos contribuir com a manutenção da criatividade como elemento formativo na criança, além de estimular os adultos a serem propositores dessas qualidades no brincar das crianças seja em casa ou na escola. Se a criança se constitui, também, através do brincar, pode-se dizer que é por meio deste ato que ela assimila diferentes comportamentos, modelos e papeis sociais presentes em nossa cultura. E que cultura é essa que limita as infâncias?

Formato:

Duração: 60 minutos

Público: Crianças a partir de 3 anos, educadores e pais.

 

 

LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Essa proposta que se caracteriza como workshop ou oficina tem interesse em promover a experiência sensível a partir das noções de redução, reciclagem e reutilização.  Os participantes são estimulados a pensarem em soluções sustentáveis na criação e recriação de adereços e vestuários, assim como novas atitudes diante das demandas por uma sociedade mais sustentável.

Formato:

Duração: 2h30 minutos

Público: Crianças e adolescentes

Vivência de adereços realizada no Sesc Campinas.

LABORATÓRIO AUDIOVISUAL

Essa oficina se debruça principalmente na investigação de uma poética pessoal, a partir das novas mídias e das novas tecnologias de captação videográfica (câmeras de celular, câmeras de bolso, entre outros). Os participantes são convidados a conhecer as etapas de uma produção áudio visual manuseando equipamentos domésticos e profissionais para produção em vídeo, além de aprender todas as etapas para se desenvolver um trabalho autoral e poético. As aulas tem ações práticas, saídas de campo além de ter contato com técnicas e conceitos importantes para iniciar e concluir um trabalho áudio visual.

Formato:

Duração: 2 horas/cada encontro.

Público: Interessados a partir de 14 anos

Laboratório realizado no CEU Vila Curuça e no espaço São Mateus em Movimento.

LABORATÓRIO CÊNICO

Proposta de oficina que privilegia o intercâmbio de ideias, experimentação e criação coletiva, a partir da linguagem desenvolvida pelo Coletivo durante esses cinco anos. O Coletivo não procura a permanência de ideias e estéticas, pelo contrário, busca movimento através da troca de experiências e da pesquisa em artes cênicas. No conceito de Laboratório não há uma hierarquia de formas cênicas nem predominância de um componente teatral sobre o outro, é possível a subversão e inserção de manifestações espetaculares de toda ordem. Nessa perspectiva os Laboratórios são campos de experimentação que, sem perder de vista as técnicas do fazer teatral, privilegiam a importância do trabalho processual, contínuo, independente e culturalmente diverso das formas de expressão.

Formato:

Duração: 2 horas/cada encontro.

Público: Interessados a partir de 16 anos

Laboratório realizado na sede do Coletivo.

CINE PAPO

Tem como objetivo principal provocar e sensibilizar @s participantes acerca de temas considerados tabu, utilizando a exibição de filmes seguidas de bate papo. Tem como eixo a exibição e discussão de filmes, documentários e outros tipos de vídeos que contribua para a sensibilidade estética e para o exercício da alteridade. O que nos possibilita estabelecer relações, promover encontros e produzir afetos. 

Formato:

Duração: 2 horas

Público: A partir de 14 anos

Esta ação já foi realizada no: CEU Quinta do Sol, CEU Parque São Carlos, CEU Tiquatira, Centro Cultural da Penha, Quilombo de Taipas, Ocupação São João, entre outros.

LABORATÓRIO COREOGRÁFICO

#DANÇA AFRO BRASILEIRA

Essa proposta tem como principal objetivo aproximar os participantes da cultura negra por meio da vivência de uma corporalidade ancestral. A dança aqui, se interessa em promover encontros com diferentes culturas a partir de novos arranjos estéticos para as danças e os ritmos provenientes dos países africanos.

Formato:

Duração: 1h30 minutos/cada encontro.

Público Alvo: Interessados a partir de 14 anos

Foi realizada no Centro Cultural da Juventude, CEU Paraisópolis e CEU Uirapuru.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s