3º Festival Mundial da Paz em Sampa

De 06 a 09 de setembro, com o apoio da Abeoc, a Rede Unipaz irá promover o III Festival Mundial da Paz no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Durante os três dias serão realizados shows, oficinas, debates e palestras com o objetivo de difundir a cultura da paz. O festival é realizado a cada três anos, e em sua terceira edição pretende reunir cerca de 200.000 participantes e contar com manifestações em diversos países.

Sobre o Festival

O Festival Mundial da Paz é um evento global de difusão dos princípios da cultura de paz por meio de vivências e experiências entre agentes, instituições e indivíduos, com o desenvolvimento de atividades nas áreas das ciências, filosofia, tradições e artes. É gratuito e sem fins lucrativos, realizado por voluntários que compartilham suas experiências e saberes em prol da causa da paz.

É promovido pela Rede UNIPAZ em cooperação com entidades promotoras de cultura de paz, defesa dos direitos humanos, ecologia, educação e organizações governamentais ou não governamentais. Sua função, como promotora, é mobilizar, divulgar, organizar e estruturar as condições para que as pessoas possam compartilhar, aprender e vivenciar a paz durante o Festival.

Sobre a UNIPAZ

Constituída numa rede com 17 unidades espalhadas pelo Brasil e em mais cinco países, a UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, surgiu em 1987 com o objetivo de desenvolver projetos voltados para a educação, saúde, liderança, arte e cultura, respeitando as singularidades e as diferenças.
Esse ano o evento tem como anfitriã a Unipaz de São Paulo, sob coordenação geral da presidente da entidade Nelma da Silva Sá (Coordenadora Geral).

Objetivo geral: Cultivar a Cultura de Paz

Objetivos Específicos:

  • Integrar as redes de Cultura de Paz para fortalecimento do movimento.
  • Promover um evento multicultural e descentralizado, construído coletivamente que possibilite ao público alvo uma experiência concreta.
  • Proporcionar atividades que inspirem um despertar coletivo de consciência de paz no âmbito individual, social e ambiental.
  • Estimular manifestações de paz simultâneas em outras cidades do país e do mundo, visando a construção de um teia global de consciência de paz.

Para quem?

Voluntários de qualquer parte do planeta, que de maneira voluntária, desejem compartilhar gratuitamente suas experiências e saberes através de atividades lúdicas, científicas, filosóficas, práticas, curativas e artísticas. Adultos, jovens e crianças de todas as comunidades onde os eventos do Festival acontecem.

PROGRAMAÇÃO

  • A programação das atividades contempla as Artes, a Ciência, a Filosofia e as Tradições com:
  • Caminhada da Chama da Paz;
  • Momentos de conexão com danças circulares, jogos cooperativos e meditação;
  • Palestras com Jean Yves Leloup, Roberto Crema, Sri Sri Sri Ravi Shankar e Prem Rawat (a confirmar);
  • World cafés com temas de desenvolvimento sustentável, biodiversidade, comunicação não violenta, justiça restaurativa, cooperação, empresas sustentáveis,lideranças baseadas em valores humanos, saúde, entre outros;
  • Fóruns com os povos originários, encontros interreligiosos, entidades de valores humanos, educação para a paz;
  • Oficinas e vivências integrativas com foco em saúde, alimentação, educação, meio ambiente, valores humanos, bandeiras da paz, contação de histórias, etc;
  • Terapias integrativas tais como: naturologia, reflexologia, massagens corporais, energéticas e arterapia;
  • Feira de quem faz a paz com projetos sociais transformadores de realiades;
  • Apresentações e shows de artes e música.

[Por Rede Unipaz, 27/03/2012]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s